sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

São Gonçalo: Educação realiza mais um curso do Programa Formação Pela Escola


A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo iniciou mais um curso do Programa de Formação pela Escola. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional pelo Desenvolvimento da Educação (FNDE). Implantado no segundo semestre de 2012, pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, esse projeto já capacitou 55 educadores, apenas no primeiro módulo. A turma iniciada essa semana está no segundo módulo e possui cerca de 40 alunos. O curso é dividido em 10 etapas, com carga horária de 40h e entrega de certificado de conclusão de curso. A capacitação está sendo ministrada pela professora Vanúbia Brito.

São Gonçalo: Telecentros vão receber cursos de qualificação profissional



Uma comitiva formada pelas secretárias municipais Mada Maia Calado (Secretaria Extraordinária), Elza Góes (Trabalho e Assistência Social), a adjunta Etiene Pinheiro (Trabalho e Assistência Social) e ainda o coordenador geral dos Telecentros Anderson Barbosa, visitou ontem (17) as unidades dos Telecentros de São Gonçalo do Amarante. A visita técnica teve o objetivo de avaliar a infraestrutura das instalações para receber cursos de qualificação profissional oferecidos em parceria com Instituto de Ensino Federal (IFRN). O resultado foi positivo e a comissão concluiu que os prédios estão em plenas condições de abrigar os cursos. Uma primeira reunião já aconteceu entre os gestores municipais e os técnicos do IFRN para discutir a implantação das capacitações. Outra reunião está agendada para a próxima quarta-feira (23), onde serão discutidos os cursos que podem ser ofertados. O projeto de qualificação faz parte do Programa Juventude Agora da Secretaria de Assuntos Extraordinários e visa levar para mais próximo da população uma qualificação certificada por instituições renomadas como o IFRN e outros parceiros. “São Gonçalo tem uma área muito extensa e dificulta o acesso por parte da população mais carente aos cursos e capacitações, por isso é importante que o poder público chegue mais perto dessas comunidades com ações de desenvolvimento social e profissionalização”, disse Mada Calado. Ela acrescentou também que o projeto inclui a implantação de oficinas de diversas áreas nos Telecentros.

São Gonçalo: Prefeitura vai oferecer aulões gratuitos para o ENEM a partir de março


Os estudantes de São Gonçalo do Amarante vão ganhar um reforço pedagógico a mais na preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A partir de março deste ano serão realizados aulões preparatórios e ofertados de forma gratuita. A realização dos aulões é uma ação da Secretaria Para Assuntos Extraordinários, que tem como titular a secretária Mada Maia Calado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e faz parte do Programa Juventude Agora, que vai realizar diversos projetos de apoio a juventude e promoção do desenvolvimento cultural e social. O lançamento oficial do projeto será no dia 05 de março, no Teatro Municipal, a partir das 9h. As datas dos primeiros aulões também já estão definidas e acontecerão no dia 17/03, no ginásio de esportes do bairro Jardim Lola e 31/03 no ginásio de esportes do Conjunto Amarante, sempre às 8h. As aulas serão realizadas em ginásios diferentes para abranger toda a zona urbana, mas o conteúdo é sequencial e programático. Cada aluno receberá material didático com o resumo das atividades e será disponibilizado um site com dicas e simulados. Os interessados podem fazer as inscrições nas unidades do telecentro (Centro, Golandin, Poço de Pedra, Santo Antônio e Serrinha) e ainda nas unidades do Fala Mais (Centro e Jardim Lola).

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

São Gonçalo: Representante da Superintendência Nacional da Caixa Econômica visita obras do Aeroporto


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, recebeu na manhã desta quarta-feira (16) o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Roberto Sérgio e o representante da Superintendência Nacional Para Assuntos do Nordeste da CEF, Marcos Vinícius. No município, Marcos Vinícius, conheceu a agência da Caixa localizada no bairro Jardim Lola. Em seguida visitou as obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Além de conhecer a cidade tratou de parcerias entre a Prefeitura Municipal e a instituição bancária. Jaime pediu ao representante nacional da CEF ajuda para agilidade na liberação de recursos para construção de casas do Minha Casa, Minha Vida e outros projetos encaminhados pelos órgãos da gestão municipal. “A Caixa Econômica é um grande parceiro de São Gonçalo e precisamos estreitar os laços para acelerar o desenvolvimento do município”, disse Jaime. Roberto Sérgio e Marcus Vinícius garantiram ao prefeito Jaime Calado a instalação de uma nova e moderna agência bancária no terminal aeroportuário de São Gonçalo para atender aos correntistas locais e passageiros.  “A instalação dessa agência no aeroporto faz parte do plano de expansão dos nossos serviços. São Gonçalo vai logo logo atingir 100 mil habitantes e irá necessitar de três unidades”, declarou Marcus.

Benes Leocádio e Jaime Calado são reconduzidos a Presidência da Femurn


Fotos: Armanda Lima/Canindé Soares

Com informações da Femurn

O prefeito Benes Leocádio, da cidade de Lajes, foi reeleito para mais um biênio (2013-2014) no comando da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) junto com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, como 1° vice-presidente. A eleição por aclamação aconteceu nesta terça-feira (15), no Hotel Monza, em Natal. De acordo com Benes, a eleição por aclamação, reforça o trabalho desempenhado em defesa dos municípios do Rio Grande do Norte. "A Femurn tem feito um trabalho importante na busca por proteção para os gestores do nosso Estado. A aclamação dos prefeitos filiados traz mais responsabilidade e empolgação para seguir realizando o nosso trabalho", destacou. Para Jaime Calado, a Femurn deve continuar exercendo a luta pela melhoria das receitas dos municípios. “Toda essa geração de prefeitos do último mandato e desse novo agora está sendo sacrificada pelas constantes quedas na arrecadação. É preciso criar mecanismos de compensação das perdas e a Femurn vem tendo um papel fundamental na defesa dos municípios”, enfatizou.

São Gonçalo: Grande festa em Jardim Lola marca aniversário do Prefeito Jaime Calado



Foto: Isaías Carlos

Foi com uma grande festa, realizada em volta do ginásio de esportes do bairro Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, que o prefeito Jaime Calado comemorou os seus 62 anos de vida. O evento organizado pela rádio São Gonçalo FM (87,9), marcou também a comemoração dos 10 anos da emissora. Jaime Calado estava a vontade, festejou ao lado da esposa, a primeira dama Zenaide Maia e da filha Mada Maia Calado, além de vereadores do município, auxiliares, amigos, funcionários da rádio e correligionários políticos. “Agradeço a Deus por este momento. Poder comemorar meu aniversário com tanta gente querida é uma felicidade”, falou Jaime ao discursar. A equipe da São Gonçalo FM ainda homenageou o prefeito Jaime Calado, presidente de honra da rádio, com um troféu. Um festival de prêmios atraiu a atenção do público que marcou atentamente as cartelas distribuídas gratuitamente na esperança de ganhar duas bicicletas, um netbook, um refrigerador, R$ 500 em dinheiro e uma moto. A noite de festa teve a animação das bandas Túnel do Tempo e o forrozão da banda Panka de Bakana. Durante o evento o comunicador Bruno Zen anunciou a nova programação da São Gonçalo FM em 2013.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

São Gonçalo: 600 famílias podem perder o benefício do Bolsa Família por falta de cadastramento


O Secretário Municipal de Saúde, Jalmir Simões Costa e a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Elza Carlos, reuniram-se com técnicos das duas secretarias para discutir a situação das famílias assistidas pelo programa Bolsa Família, que precisam atualizar seus cadastros. O encontro foi motivado pela ameaça da perda de 600 benefícios do Bolsa Família no município de São Gonçalo do Amarante por falta de recadastramento. O risco de desligamento dessas famílias por parte do governo federal provocou preocupação nos gestores municipais. Duas campanhas de alerta para a realização da atualização cadastral já foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação, por meio de carro de som, mas mesmo assim muitas famílias não compareceram aos locais indicados. Uma busca ativa será iniciada pelos agentes de saúde para localizar e identificar as famílias que estão em situação pendente. As mesmas terão até o dia 28 de fevereiro para regularizar sua situação procurando a sede do Bolsa-Família, que fica no centro de São Gonçalo, próximo ao Centro Administrativo da Prefeitura Municipal. A medida foi determinada pelo prefeito Jaime Calado que visa garantir a funcionalidade do programa em 2013 e o direito das famílias, para que não venham perder seu beneficio. “O possível cancelamento desses benefícios vai acarretar um impacto grande na condição de vida dessas famílias que precisam do benefício, por isso estamos colocando a estrutura municipal da Saúde e Assistência Social para fazer essa busca de forma emergencial”, disse Jaime. Na gestão do prefeito Jaime Calado o número de beneficiários do Programa Bolsa Família, em São Gonçalo, foi ampliado de 6 mil para 9 mil famílias. Agora os gestores trabalham para aumentar esse número para 12 mil.