sexta-feira, 23 de abril de 2010

São Gonçalo: Jovens do município concluem cursos de capacitação

A Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de São Gonçalo do Amarante realizou na manhã desta sexta-feira (23) a solenidade de entrega dos certificados aos jovens que concluíram os cursos dos Telecentros. O evento contou com a presença do prefeito Jaime Calado, do secretário estadual de Assistência Social, Gecino Saraiva, do secretário municipal da Juventude, Flávio Henrique, da secretária municipal de Assistência Social, Gisele Moura, e dos vereadores Geraldo Veríssimo e Eraldo Paiva.
Foram 500 alunos concluintes das turmas de informática e 200 estudantes do Renda Mais, que a partir de agora vão poder utilizar os seus conhecimentos. Os cursos oferecidos são fruto de uma parceria da prefeitura de São Gonçalo com o governo federal e o Govero do Estado, e já começam a abrir portas. De acordo com a secretária Gisele Moura, muitas empresas já estão absorvendo a mão de obra jovem formada pelo programa Renda Mais.
“Os cursos de informática permitem que os jovens do nosso município se familiarizem com as novas tecnologias. Já o Renda Mais é completo por que oferece o conhecimento e faz o encaminhamento dos alunos às empresas interessadas na mão de obra jovem e qualificada”, informou. Entre as empresas parceiras do programa estão o supermercado Nordestão, o Carrefour, o Atacadão, o Pittsburg e o Bobs.
Para o prefeito Jaime Calado esse é um investimento de sucesso, por estar permitindo mudar a realidade de dezenas de jovens. “Estamos investindo nas pessoas e isso faz a diferença. Essa capacitação é uma educação voltada para a empregabilidade”, enfatizou.
O secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Flávio Henrique, abordou que São Gonçalo tem uma população formada, na sua maioria, por jovens e que merecem atenção por parte do poder público. “Estamos fazendo o que os outros gestores já deveriam ter feito, se preocupar com a formação profissional desses jovens. Esse é apenas o começo de uma política voltada também para a valorização da nossa juventude”, finalizou.
Estrutura - Atualmente a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante administra cinco Telecentros, localizados nas comunidades de Serrinha, Poço de Pedra, Santo Antônio, Centro e Golandim. As quatro primeiras unidades foram totalmente recuperadas no ano passado e a unidade do Golandim foi implantada. Todos os computadores dos Telecentros estão ligados a Rede Mundial de Computadores, garantindo que os jovens de São Gonçalo tenham acesso gratuito ao conteúdo que a internet proporciona para auxiliar nas pesquisas dos trabalhos escolares

Jovens recebem certificado de curso de capacitação profissional

Natal: Micarla de Sousa anuncia novo secretariado

Após a mudança em sete pastas, a prefeita Micarla de Sousa anunciou nesta sexta-feira (23) o nome dos novos secretários no município.
Alfredo Borges assume a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), André Macedo, a Secretaria Municipal de Tributação (Semut), Antônio Luna assumirá a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sempla) e Edivan Martins será o titular da Secretária Municipal de Educação (SME).
Completam os cargos Renato Fernandes na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rivaldo Fernandes para Relações Interinstituicionais.
Micarla de Sousa informou que a Secretaria Municipal de Habitação, indicação do PMDB, será anunciada na próxima semana