sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MPF processa um prefeito e seis ex-prefeitos do RN

Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) enviou à Justiça Federal sete ações de improbidade administrativa contra ex-prefeitos que exerceram mandato entre 2001 e 2004, em sete cidades do interior do estado (ver lista abaixo). As ações são motivadas pela não prestação de contas à União, para fins de consolidação, em determinados exercícios desse período. O procurador da República Marcelo Alves Dias de Souza, que assina as ações, ressalta que “o dever de apresentar as contas à União é previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e o descumprimento pode trazer sérias consequências”.
A obrigação deve ser cumprida pelo gestor municipal até o dia 30 de abril do ano seguinte, dos valores relacionados ao exercício anterior. De acordo com a legislação, o município que deixa de prestar contas no prazo previsto é considerado inadimplente, ficando impedido de receber transferências voluntárias e de contratar operações de crédito, até que regularize a situação perante a União.
As investigações do MPF/RN constataram o descumprimento dessa obrigação em alguns municípios, no período compreendido entre 2000 e 2003. Dessa forma, notificou as prefeituras consideradas inadimplentes pela Secretaria do Tesouro Nacional, para que explicassem o motivo da não prestação de contas com relação a determinados anos.
Quatro prefeituras não responderam à notificação do MPF/RN, entre elas, a do município de Barcelona, cujo atual gestor Carlos Zamith é réu em uma das ações. As administrações das cidades de Nísia Floresta, Lajes Pintadas e Pureza encaminharam ofício em resposta, porém não esclareceram os motivos da conduta praticada pelos prefeitos anteriores. A Prefeitura de Pureza informou que não encontrou nos arquivos públicos um único documento referente às contas questionadas, de responsabilidade do ex-gestor Francisco Pereira do Vale.
Deixar de prestar contas, quando se está obrigado a fazê-lo, sujeita o responsável à suspensão de direitos políticos por até cinco anos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios e incentivos fiscais pelo prazo de três anos. Além disso, o prefeito em exercício de Barcelona Carlos Zamith de Souza pode até perder a função pública.
Réus nas ações:
* Atual prefeito de Barcelona Carlos Zamith de Souza – não prestou contas relativas a 2003 * Ex-prefeitos de:
Lajes Pintadas / Francisco Jucier Furtado – não prestou contas relativas a 2000 e 2003.
Vila Flor / José Eristotes Neto – não prestou contas relativas a 2001 e 2002.
Rio do Fogo / Túlio Antônio de Paiva Fagundes - não prestou contas relativas a 2003.
Pureza / Francisco Pereira do Vale – não prestou contas relativas a 2003.
Nísia Floresta / João Lourenço Neto - não prestou contas relativas a 2000.
Tibau / Sidrono Freire da Silva - não prestou contas relativas a 2003.
Fonte: DN Online

São Gonçalo: Secretaria de Serviços Urbanos em Ação.

A Secretaria de Serviços Urbanos através de seu secretário, o Sr. Magnus Kékyo, com coordenação do Pastor Douglas, está fazendo um grande trabalho na iluminação pública do município. No conjunto Amarante, os moradores estão agradecendo a forma rápida que esta sendo feito a reposição das lâmpadas e vale lembrar, que a secretaria só disponibilizava de um carro para esse serviço. Parabéns secretário por esse belo trabalho.

Futebol: Presidentes são eleitos por aclamação

Os dois maiores clubes do Rio Grande do Norte, elegeram por aclamação, seus novos presidentes. No América, volta o empresário José Maria Figueiredo, depois de 13 anos afastado do comando do time alvirrubro, para presidir a instituição no biênio 2010-2011. No ABC, o proprietário de uma rede de farmácias de Natal, Rubens Guilherme, foi o escolhido para suceder Judas Tadeu, pelo próximo triênio, 2010-2012. Como os dois nomes já haviam sido escolhidos em consenso antes da eleição, não foi preciso votação por parte dos conselheiros de ambos os clubes. Clóvis Emídio será o novo vice-presidente americano, enquanto o deputado estadual Poti Cavalcante será o vice do ABC.
Rubens Guilherme, novo presidente alvinegro foi comedido no seu discurso, mas, firme nas palavras em afirmar que o clube de Ponta Negra vai retomar os caminhos das vitórias o mais breve possível. “Temos que voltar a dar alegrias a essa imensa torcida do ABC. Chega de pedir dinheiro aos abnegados. Temos que modernizar o clube, torná-lo auto-sustentável. Precisamos fazer com que a torcida volte a lotar o Frasqueirão e ajude o nosso clube nesse momento difícil”, falou Guilherme.
Ives Bezerra e Roberto Furtado foram eleitos como presidente e vice do Conselho Deliberativo do ABC. Já no América, o atual presidente, José Rocha, foi convidado para assumir o cargo, mas, a confirmação só deverá sair no dia 11 de janeiro, data da eleição do Conselho Deliberativo americano.