sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

São Gonçalo: Educação realiza mais um curso do Programa Formação Pela Escola


A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo iniciou mais um curso do Programa de Formação pela Escola. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional pelo Desenvolvimento da Educação (FNDE). Implantado no segundo semestre de 2012, pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, esse projeto já capacitou 55 educadores, apenas no primeiro módulo. A turma iniciada essa semana está no segundo módulo e possui cerca de 40 alunos. O curso é dividido em 10 etapas, com carga horária de 40h e entrega de certificado de conclusão de curso. A capacitação está sendo ministrada pela professora Vanúbia Brito.

São Gonçalo: Telecentros vão receber cursos de qualificação profissional



Uma comitiva formada pelas secretárias municipais Mada Maia Calado (Secretaria Extraordinária), Elza Góes (Trabalho e Assistência Social), a adjunta Etiene Pinheiro (Trabalho e Assistência Social) e ainda o coordenador geral dos Telecentros Anderson Barbosa, visitou ontem (17) as unidades dos Telecentros de São Gonçalo do Amarante. A visita técnica teve o objetivo de avaliar a infraestrutura das instalações para receber cursos de qualificação profissional oferecidos em parceria com Instituto de Ensino Federal (IFRN). O resultado foi positivo e a comissão concluiu que os prédios estão em plenas condições de abrigar os cursos. Uma primeira reunião já aconteceu entre os gestores municipais e os técnicos do IFRN para discutir a implantação das capacitações. Outra reunião está agendada para a próxima quarta-feira (23), onde serão discutidos os cursos que podem ser ofertados. O projeto de qualificação faz parte do Programa Juventude Agora da Secretaria de Assuntos Extraordinários e visa levar para mais próximo da população uma qualificação certificada por instituições renomadas como o IFRN e outros parceiros. “São Gonçalo tem uma área muito extensa e dificulta o acesso por parte da população mais carente aos cursos e capacitações, por isso é importante que o poder público chegue mais perto dessas comunidades com ações de desenvolvimento social e profissionalização”, disse Mada Calado. Ela acrescentou também que o projeto inclui a implantação de oficinas de diversas áreas nos Telecentros.

São Gonçalo: Prefeitura vai oferecer aulões gratuitos para o ENEM a partir de março


Os estudantes de São Gonçalo do Amarante vão ganhar um reforço pedagógico a mais na preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A partir de março deste ano serão realizados aulões preparatórios e ofertados de forma gratuita. A realização dos aulões é uma ação da Secretaria Para Assuntos Extraordinários, que tem como titular a secretária Mada Maia Calado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e faz parte do Programa Juventude Agora, que vai realizar diversos projetos de apoio a juventude e promoção do desenvolvimento cultural e social. O lançamento oficial do projeto será no dia 05 de março, no Teatro Municipal, a partir das 9h. As datas dos primeiros aulões também já estão definidas e acontecerão no dia 17/03, no ginásio de esportes do bairro Jardim Lola e 31/03 no ginásio de esportes do Conjunto Amarante, sempre às 8h. As aulas serão realizadas em ginásios diferentes para abranger toda a zona urbana, mas o conteúdo é sequencial e programático. Cada aluno receberá material didático com o resumo das atividades e será disponibilizado um site com dicas e simulados. Os interessados podem fazer as inscrições nas unidades do telecentro (Centro, Golandin, Poço de Pedra, Santo Antônio e Serrinha) e ainda nas unidades do Fala Mais (Centro e Jardim Lola).