quinta-feira, 1 de abril de 2010

Micarla de Sousa mantém suspense sobre rumo do Partido Verde

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, mantém o suspense sobre o rumo que o Partido Verde vai seguir na sucessão potiguar. O PV, segundo comentou sua líder após a posse do governador, “está dentro do calendário eleitoral” e, no momento certo, “vai sentar, debater e discutir” para “chegar a um denominador comum para este pleito eleitoral”.
Enigmática, Micarla se limitou a dizer que vai “esperar os gestos [dos candidatos] para Natal”. A prefeita quer saber quem pode dar “maior apoio” à cidade, antes de declarar o apoio do seu partido.
A pevista mantém a porta aberta para o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), mas vai aguardar as demonstrações de boa-vontade dele com a administração verde na capital potiguar. “Espero que possamos avançar nas parcerias administrativas para fazermos as obras estruturantes que Natal necessita”, observou.
Ao mesmo tempo, a prefeita sai pela tangente quando instada a comentar sobre a possibilidade concreta de levar o PV ao palanque do PSB.
“Tenho excelente relacionamento com Iberê, conheço ele desde criança e gosto dele como pessoa, mas isso não implica num compromisso político. A questão política precisa ser resolvida na esfera do partido. Eu sei que ele é uma pessoa competente, que pode fazer uma administração coerente, mas as questões políticas são outra coisa”, ponderou.

Governador Iberê Ferreira reúne auxiliares

Após a posse na última quarta-feira, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) fez uma série de reuniões com auxiliares diretos de sua administração. Ontem, reuniu-se na governadoria durante todo o dia e despachou com os secretários de Administração, Paulo César Medeiros; de Planejamento, Nelson Tavares; de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Francisco Canindé; e da Infra-estrutura, Dâmocles Trinta. Iberê Ferreira quer em mãos um diagnóstico completo da situação financeira e administrativa do Executivo e para isso já afirmou aos auxiliares mais próximos que não poupará tempo e trabalho. O final de semana será de continuidade até porque ainda falta definir alguns nomes de sua equipe de governo, inclusive do primeiro escalão. Novos secretários, como é o caso do desembargador aposentado Cristóvam Praxedes, que assumirá a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, também estão sendo aguardados para despachar durante o final de semana com o governador. Na próxima terça-feira, Praxedes, Leopoldo Rosado (futuro chefe do Gabinete Civil), além de outros novos auxiliares de primeiro escalão, devem ser nomeados no Diário Oficial do Estado (DOE). Os decretos administrativos, já anunciados por Iberê Ferreira, devem ser publicados no decorrer da próxima semana.
Ontem, as primeiras ações dos novos secretários já tiveram início. Leopoldo Rosado, por exemplo, fez seu primeiro despacho com o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab), Damião Pita. Ele apresentou as ações da pasta a qual comanda e informou que, para este ano, a meta é entregar mais de 4.500 novas casas populares. Na esfera da comunicação social, o novo site do governo estava previsto para entrar no ar ainda ontem. Além de uma mudança substancial no visual do portal, inclusive da logomarca oficial, foi criada uma agência de notícias e a Rádio Web do governo. Durante a posse de Iberê Ferreira, na última quarta-feira, a rádio institucional transmitiu a cerimônia para 150 rádios espalhadas pelo estado.
Fonte: Tribuna do Norte

América vence Centenário de virada em Pau dos Ferros

O América mostrou que continua vivo na luta pelo título do 2º turno. A vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Centenário no estádio 9 de Janeiro, em pau dos Ferros, manteve as remotas chances do Alvirrubro conquistar o título Estadual. Os gols do time natalense foram marcados por Ronny e Berg, ambos na segunda etapa, enquanto Diego marcou um gol olímpico para os donos da casa. Na primeira etapa, o Centenário foi dono do jogo, fez 1 a 0, com Diego, aos 20 minutos e teve chance de ir para o intervalo com um placar ainda maior. Mas a estrela do goleiro Rodolpho, que falhou no no gol sofrido brilhou. Só depois que ficou em desvantagem, o América ameaçou o gol defendido por Ruan, que fez uma defesa sensacional numa falta cobrada por Saulo e depois viu a bola explodir no seu travessão, quando Diego tentou cortar um cruzamento da direita. Mas a situação que se mostrou crítica, virou no segundo tempo, quando Moura mandou Ronny para campo. O atacante, praticamente no primeiro toque que deu na bola empatou o confronto. Ciente de que o resultado ainda não era suficiente para impedir a eliminação precoce, o América continuou em cima, aos 6 minutos, Thony desperdiçou uma penalidade, com crédito para o goleiro Ruan, que defendeu o chute do lateral. Mas o Thoni se redimiu, quando avançou aos 24 minutos, chutou e viu Berg desviar do goleiro para marcar o gol da vitória americana.

Natal: Secretários deixam Prefeitura para disputar eleição

Os secretários municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa; de Mobilidade Urbana (Semob), Kelps Lima; e de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Diana Motta, deixam a Prefeitura do Natal esta semana. As exonerações devem sair no Diário Oficial do Município de hoje. Em lugar deles, ficarão os adjuntos Haroldo Maia (Semob), Alcedo Borges Júnior (Semtas) e Francisco Canindé Fernandes (Seharpe). Ontem, após a cerimônia de posse do governador Iberê Ferreira de Souza na Assembleia Legislativa, a prefeita Micarla de Sousa afirmou que irmã Rosy de Sousa, cotada para disputar a campanha eleitoral na condição de suplente do senador Garibaldi Alves (PMDB), deixa o cargo por ser membro da Executiva Estadual do PV e ter por obrigação ficar à disposição para o caso de uma possível candidatura, mas negou que já esteja em curso a parceria com o peemedebista. Kelps Lima se desincompatibiliza do cargo de secretário para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa e Diana Motta alega motivos pessoais.

São Gonçalo: Aeroporto será construído no modelo de concessão

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante será construído no modelo de concessão. A informação foi transmitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB). Durante a solenidade de posse dos novos ministros, o líder peemedebista conversou com o presidente e com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre as obras do novo terminal aeroportuário do Rio Grande do Norte.“O decreto do presidente Lula (definindo o modelo de concessão) já está pronto e deverá ser publicado nos próximos dias”, comentou o deputado. Ele confirmou que já na próxima terça-feira terá uma audiência com a nova ministra da Casa Civil, Erenice Guerra. “Vou conversar com a ministra para saber do decreto e da publicação do edital”, disse o deputado do PMDB. Ele lembrou que a demora na publicação do decreto do presidente Lula ocorreu por um embate entre a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro da Defesa. Nelson Jobim defendia um modelo único para todos os aeroportos. Já Dilma Roussef defendia o tratamento individual de cada caso sobre os terminais. “Concessão é o melhor modelo. É o que nós queríamos. Traz para o projeto de maneira decisiva a iniciativa privada. É uma grande vitória”, destacou Henrique Eduardo. Ele disse que após a publicação do decreto a expectativa é para a divulgação do edital de licitação, que escolherá a empresa para o terminal potiguar. “Vamos imediatamente buscar o edital de licitação para que possamos no segundo semestre começar esse projeto”, completou.Henrique Eduardo enfatizou a importância do aeroporto de São Gonçalo do Amarante para a economia do Rio Grande do Norte. “O aeroporto será muito importante para economia do Rio Grande do Norte, na geração de emprego e renda. Essa é uma obra muito esperada”, destacou o líder peemedebista. Ele ressaltou a grande expectativa criada em torno do novo terminal: “o aeroporto é fundamental. O Rio Grande do Norte será a porta de entrada dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia. Com ele ganha toda cadeia produtiva do Estado, com a geração de emprego e renda”.

Fonte: Tribuna do norte