quarta-feira, 5 de maio de 2010

São Gonçalo: Prefeitura forma mão de obra para a construção civil


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, visitou na manhã da última segunda feira (03) as instalações onde estão sendo tocados os cursos de pedreiros, realizados através da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento, em parceria com o Senai, capacitando 21 alunos nessa primeira turma.
O grupo finalizou a parte teórica e agora está realizando a prática. As aulas acontecem até o próximo dia 17 no canteiro de obras da construção da primeira etapa das casas do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida do governo federal. São 305 moradias que beneficiaram nessa etapa dezenas de famílias inscritas no programa. Cada lote mede 10m x 20m e as unidades têm 42m ² de área coberta.
O professor do Senai e mestre de obras, João Newton, informou que a empresa Módulo Incorporação e Construções Ltda, responsável pela construção das moradias do Minha Casa, Minha Vida, está com um déficit de 30 vagas de pedreiros. “A mão de obra formada por este curso criado pela prefeitura de São Gonçalo certamente vai ser absorvida por esta e outras empresas instaladas no município”, enfatizou.
Além dos conhecimentos na área de construção civil cada aluno está ganhando cestas básicas. A idéia é prestar uma assistência às famílias durante o período em que o beneficiado estiver frequentando as aulas. Ao final, os alunos irão receber um certificado de conclusão do curso com a qualidade assinada pelo Senai
Jaime Calado acredita que essa é mais uma forma de geração de renda. “Esses alunos estão sendo beneficiados com um conhecimento importante. Aqui eles estão tendo a oportunidade de aprender dentro de uma obra em andamento. Isso valoriza e muito a qualidade das aulas práticas”, acrescentou.
As novas casas estão sendo construídas no bairro Trigueiros e já serão entregues com ruas pavimentadas e as redes elétrica e hidráulica instaladas.

São Gonçalo: Município ganha cursos de qualificação e aperfeiçoamento

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e o Governo do Estado vai permitir a realização de cursos de qualificação e aperfeiçoamento ministrados pelo Senac no município.
São 390 vagas disponíveis, divididas em 17 cursos da área de hotelaria e turismo. Os recursos estão sendo destinados pelo Prodetur II e visa profissionalizar jovens e adultos do município visando o crescimento do turismo na região gerada pela construção do aeroporto de São Gonçalo.
Nessa primeira etapa serão oferecidos cursos de garçom, barman, camareira, administração hoteleira, recepcionista de meio de hospedagem, cozinheiro, organizador de eventos, confeiteiro e artesanato.
As inscrições acontecem de 10 a 14 deste mês, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Centro de São Gonçalo) e no Centro Municipal de Capacitação (Rua Berilo – Antiga Padaria Pão de Trigo – Conjunto Prolar). Mais informações pelo telefone: 4005 – 1000.

Fonte: Sec. Comunicação