quarta-feira, 12 de maio de 2010

São Gonçalo: Jaime Calado assina pacto para reduzir mortalidade infantil

O prefeito Jaime Calado assinou na última segunda-feira (10), no gabinete do governador Iberê Ferreira de Souza, o Pacto pela Redução das Desigualdades, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil no Rio Grande do Norte.
Aqui no Estado, 7.526 crianças menores de um ano de idade morreram entre os anos de 2000 e 2007. O maior número de ocorrências foi verificado na cidade de Natal com 2.058 óbitos, depois aparece o município de Mossoró, com 716 mortes, e Parnamirim, com 354. Esses dados foram determinantes para a formação de um compromisso mútuo em defesa da vida firmado entre o Estado e os municípios.
Serão destinados investimentos da ordem de 11 milhões de reais direcionados para nove municípios que concentram a metade dos casos de óbitos neo-natais no Estado. Com o pacto, o RN irá ganhar novos Núcleos de Apoio à Saúde (NASF), mais equipamentos e leitos nas UTIs neonatais, bancos de leite e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).
Além de São Gonçalo do Amarante, os municípios de Caicó, Currais Novos, Natal, Mossoró, Parnamirim e Ceará-Mirim também foram representados no ato de assinatura do pacto, encabeçado pelo governador Iberê.

São Gonçalo: Prefeitura entrega 37 novas moradias na comunidade de Serrinha

O prefeito municipal de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, através da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento, e em parceria com o Governo do Estado entregou na manhã da última segunda-feira (10) as chaves de 37 novas unidades habitacionais a famílias que moravam em casas de taipa, na comunidade de Serrinha.
O evento foi prestigiado por secretários municipais e contou com a presença de lideranças da comunidade, além dos vereadores sãogonçalenses Geraldo Veríssimo (PR) e Eraldo Paiva, presidente estadual do PT. O governador Iberê Ferreira de Souza foi representado pelo secretário especial de Governo, Hudson Pereira.
A construção das moradias faz parte do Programa de Subsídio Habitacional – PHS, da Caixa Econômica Federal, em parceria com o governo estadual e município. Ao ser concluído, o programa terá substituído 136 casas de taipa por residências de alvenaria. O secretário municipal de Habitação, Carlos Felipe, informou que só na gestão atual foram erradicadas mais de 200 casas de taipa no município.
Edilza Nogueira Damasceno, uma das contempladas com a casa própria, estava emocionada ao receber a chave da sua nova moradia. “Estou muito feliz de ter ganhado minha casa. A que eu morava antes, além de ser de taipa, na cabia minhas coisinhas. A cama era na sala, era uma vida muito aperreada”, concluiu.
Cristiane de Lima Lopes disse que na casa de taipa sua família convivia com o risco de contrair vários tipos de doença. “Até baratas e ratos tinha na minha casa, agora, graças a Deus, vamos ter uma casa boa. Minha vida com minha família será outra a partir de agora”, enfatizou.
Durante seu discurso, o prefeito Jaime Calado disse que sabia da importância de estar entregando a chave de uma casa para aquelas famílias, pois era filho de camponeses e que já tinha vivido a experiência de não ter um teto para morar.
Jaime disse que não ia medir esforços para continuar melhorando a qualidade de vida da população de São Gonçalo do Amarante e reafirmou a meta de construir 2 mil casas até o final de 2012.