quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aeroporto de São Gonçalo: minuta do edital está no Diário Oficial da União

Até as 18h do dia 24 de setembro qualquer cidadão poderá acessar a minuta do edital para construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, e dar sua contribuição ao processo licitatório para escolha da empresa ou consórcio privado que vai tocar as obras do complexo e administrar o aeroporto. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (26) e já está disponível no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Além da minuta do edital, estão disponíveis para consulta pública os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, bem como a minuta do contrato de concessão. Serão recebidas contribuições por e-mail desde que por meio de formulário próprio disponível no site.
Com a publicação no DOU, a Anac terá prazo de um mês para realizar duas audiências públicas - já previamente agendadas para o dia 16 de setembro, em São Gonçalo do Amarante, e o dia 21, em Brasília. O objetivo dos encontros é obter sugestões e propostas para serem incluídas ou não no edital.
Após esse período, o edital será então reencaminhado ao Tribunal de Constas da União para a publicação em definitivo, que, segundo divulgou o governo do Estado, deve acontecer no início do mês de outubro. O vencedor será anunciado no início de 2011 e as obras devem começar ainda no primeiro trimestre do próximo ano.
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante deverá ser o maior terminal de cargas da América Latina, com a maior pista de pouso do Nordeste (3 mil metros) e o único da região a ter capacidade de receber o Airbus 380. De acordo com dados do governo do Estado, as pistas de pouso e taxiamento já estão concluídas e o pátio das aeronaves está na fase de acabamento. Até agora, as obras foram tocadas pelo Exército Brasileiro.

São Gonçalo: Jaime Calado participa de reunião em Brasília sobre PAC II

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou de uma reunião sobre a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, ontem, Quarta-feira (25) em Brasília, a convite da Presidência da República. A Secretaria de Planejamento de São Gonçalo conseguiu aprovar dois projetos dentro do PAC II. Além de obras de saneamento o município vai receber recursos federais para a relocação da comunidade Padre João Maria que está dentro área izofônica, ou seja, dentro da zona de ruído do aeroporto de São Gonçalo. Jaime aproveitou a viagem para fazer acompanhamento de outros projetos. No Ministério da Saúde ele se reuniu com técnicos para verificar o andamento de projetos para construção de mais unidades básicas de saúde. Já no Ministério da Educação discutiu a execução das obras do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Cefet de São Gonçalo) e a possibilidade de inauguração com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De Brasília, Jaime Calado, comemorou a publicação da minuta do edital do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26). “A publicação do edital é a confirmação de uma obra muito aguardada pelos potiguares e principalmente pelo povo de São Gonçalo. Esperamos agora o cumprimento dos prazos para que a construção do terminal seja iniciada no início do próximo ano e concluída até 2013”, disse.
Fonte: Sec. de Comunicação