quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pesquisa Consult aponta crescimento de Iberê e queda de Rosalba

Na pesquisa do Instituto Consult divulgada pela SIM TV para o governo do Estado mostra que Rosalba caiu e Iberê subiu. A pesquisa foi encomendada pela Câmara de Diretores Lojistas do Rio Grande do Norte. Foi feita sábado (31) e domingo (1). A margem de erro é de 2,1% para mais ou pare menos.

Governador (a) espontâneo
Rosalba (DEM) – 14,94 %
Iberê (PSB) – 8%
Carlos Eduardo (PDT) – 2,47%
Indecisos - 70%

Governador (a) estimulado

Rosalba (DEM) – 43,29%
Iberê (PDT) – 22,06%
Carlos Eduardo (PDT) – 11,06%
Roberto Ronconi (PTC)- 0%
Sandro Pimentel (PSOL) - 0%
Simone Dutra (PSTU) - 0%
Camarada Leto (PCB) – 0%
Bartô Moreira (PRTB) – 0%
Ninguém/Branco/Nulo - %
Não sabe/não respondeu – %

CNT/Sensus mostra Dilma com 41,6% e Serra com 31,6%

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira (5) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 41,6% das intenções de voto, dez pontos percentuais à frente do candidato do PSDB, José Serra, que tem 31,6%. Marina Silva (PV) aparece com 8,5%. A pesquisa foi encomendada ao Instituto Sensus pela Confederação Nacional do Transporte. Entre 31 de julho e 2 de agosto, foram entrevistadas 2 mil pessoas em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Entre os demais candidatos, Zé Maria (PSTU) aparece em quarto lugar na pesquisa, com 1,9%; Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) tem 1,7%; Eymael (PSDC), 0,5%; e Levy Fidelix (PRTB), 0,1%, mesmo índice de Rui Pimenta (PCO) e Ivan Pinheiro (PCB). Brancos e nulos somaram 3,4% e os entrevistados que não souberam ou não responderam totalizaram 10,9%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista venceria com 48,3% contra 36,6% das intenções de votos, segundo o instituto. No cenário simulado com a candidata do PV, a petista venceria com 55,7% contra 23,3% dos votos de Marina, informou o Sensus. Na simulação entre Serra e Marina, o tucano teria, de acordo com a pesquisa, 50% contra 27,8%.

Rejeição

A candidata do PT aparece com a menor margem de rejeição entre os principais candidatos. Dilma tem rejeição de 25,3% contra 30,8% de Serra e 29,7% de Marina. “Como a Dilma vem sendo conhecida, ela vem crescendo nas pesquisas e também cresceu no desempenho por ter o apoio do presidente Lula. A queda do Serra também está ligado ao bom desempenho da Dilma e às críticas dele, porque, de certa forma, o eleitor não gosta muito de críticas”, analisou o presidente da CNT, Clesio Andrade.

Último levantamento

Na última rodada divulgada em 17 de maio, ainda na pré-campanha, o Sensus apontou a candidata petista pela primeira vez na frente de Serra, com 35,7% contra 33,2% do tucano, mas em situação de empate técnico por conta da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. “Há uma intersecção na margem de erro”, afirmou Ricardo Guedes, do Instituto Sensus. No cenário em que apenas Serra, Dilma e Marina foram apresentados aos entrevistados, o candidato do PSDB teve 37,8% e levou ligeira vantagem sobre Dilma que apareceu com 37%. Nessa situação, Marina tem 8%.

Fonte: Globo.com

Em Cidade Nova, Wilma afirma que eleição não será fácil

Em discurso pouco antes do início de uma movimentação em Cidade Nova e Cidade da Esperança, que começou por volta das 17h de ontem, a ex-governadora Wilma de Faria deixou claro que não espera facilidade na luta por uma das duas vagas no Senado: "Não vamos nos intimidar. Nunca tive campanha fácil. Mas não esperem que eu vá fraquejar". Ela ressaltou os investimentos feitos nas duas comunidades, quando esteve na Prefeitura do Natal e no Governo do Estado e voltou a criticar a atual prefeita, Micarla de Sousa. Segundo Wilma de Faria, a luta para que a cidade se tornasse sede da Copa de 2014 foi iniciada pela administração estadual, mesmo sem o apoio do Executivo municipal. Um prefeito estava saindo e outro entrando. "Eu aceitei o desafio", afirmou. Além dela, estavam presentes o governador e candidato à reeleição, Iberê Ferreira de Souza (PSB), e o candidato ao Senado Hugo Manso (PT), porém apenas o candidato a deputado estadual Cláudio Porpino (PSB) fez uso da palavra, ressaltando os benefícios garantidos por Wilma de Faria para a região, dentre os quais o fim do lixão de Cidade Nova. Ele também criticou a atual administração. "A cidade era limpa. Hoje está uma imundície. Tá todo mundo reclamando", destacou, dizendo que a capital atualmente é uma cidade abandonada.
Fonte: Tribuna do Norte