terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Natal: Prefeitura fará censo para servidor

A Prefeitura do Natal realizará na segunda quinzena do mês de março o censo dos servidores da ativa.
As informações coletadas pelo Censo serão utilizadas no planejamento e execução de projetos, programas e atividades da Administração Pública Municipal, inclusive aquelas destinadas à melhoria, qualificação e valorização dos servidores.
O Censo abrangerá todos os órgãos e entidades da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Empresas Públicas, realizando-se por meio eletrônico (internet).
A coordenação do censo ficará a cargo da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (SEGELM).
De acordo com o decreto assinado pela prefeita, todos os servidores públicos municipais ativos, inclusive os que se encontram cedidos, são obrigados a responder ao censo. O chefe imediato deverá informar à coordenação do censo as ausências de servidores decorrentes de licenças, férias e afastamentos.
Os servidores que se enquadrarem nestas situações terão obrigatoriamente que participar do censo até 15 dias após o retorno ao trabalho.

Pelo Twitter, Robinson Faria avisa que ainda não decidiu seu rumo político

O deputado Robinson Faria-PMN usou o seu perfil no Twitter para avisar: ainda não decidiu o seu rumo político com vistas à sucessão estadual. “Volto a repetir: a minha decisão quanto aos rumos políticos não está tomada até que possa ouvir os sentimentos da minha base”, escreveu. O presidente da Assembleia Legislativa acrescentou que não tem intenção de protelar o anúncio da decisão e garantiu que fará esse comunicado “o quanto antes”. Robinson não quer tomar uma decisão solitária e, por isso, ainda vai conversar com seu grupo de apoiadores para só então dizer com quem vai ficar na sucessão da governadora Wilma de Faria-PSB. “Integro um grupo, trabalho em grupo e a decisão será tomada em grupo”, afirmou de forma contundente. As declarações do deputado contrariam as notícias segundo as quais Robinson já teria selado o acordo para ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada pela senadora Rosalba Ciarlini-DEM. O líder do PMN recebeu Rosalba, os senadores José Agripino-DEM e Garibaldi Filho-PMDB e alguns deputados em sua casa de veraneio na praia de Pirangi no último domingo (10). O encontro foi interpretado a última reunião antes do anúncio oficial da chapa de oposição.

Pela primeira vez, o Deputado Robinson Faria admite que está fora do Governo e não acredita em sua candidatura a governador


Os institutos de pesquisas que realizaram sondagens para as eleições de outubro não precisa mais incluir o nome do presidente da Assembleia, deputado Robinson Faria (PMN). Em entrevista ao Diário de Natal, Robinson descartou disputar pela terceira via: "Até pouco tempo eu pensava nisso, mas quando o governo percebeu que nós iríamos colocar o grupo (Unidade Potiguar) na rua, tratou de dispersar", argumentou.
Robinson ainda relembrou as alfinetadas de Wilma, que não acreditava em uma terceira candidatura. "Fiquei só. Ninguém topou essa ideia da terceira via. Wilma chegou a dizer que eu não teria coragem. Eu teria sim, mas seria um grande desafio entrar nessa briga sozinho. Não é meu tempo. Não vou brigar com o destino", alegou.
De acordo com o presidente da Assembleia, o governo fez um trabalho de desmonte da sua candidatura e fortaleceu o nome do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). "Nunca quiseram fazer uma pesquisa para saber quem estava melhor colocado. Ela (a governadora) quis impor o nome de Iberê. Quiseram me enfraquecer, mas não conseguiram. A governadora chegou a me prometer, numa ocasião, na casa dela, que eu seria seu candidato e eu sonhei com isso. Mas eu fui escanteado. Não houve um tratamento de reciprocidade. Mas sem querer ser pretensioso, o grupo ao qual eu faço parte é o que dará a vitória do governador do estado", disse.

Sismólogos da UFRN admitem novos tremores e vão avaliar impacto

"Chegou a hora de o Rio Grande do Norte tremer de novo - infelizmente", disse o coordenador do Laboratório de Sismologia da UFRN, Joaquim Ferreira. Segundo ele, tremores de terra no estado não eram registrados há muito tempo, o que gerou um acúmulo de energia na placa tectônica e resultou no abalo. "Alguma hora essa energia tinha que ser liberada". O terremoto foi sentido também nos estados do Ceará, Paraíba e de Pernambuco, onde um prédio chegou a ser evacuado. Os pesquisadores da UFRN não descartam a possibilidade de novos tremores ocorrerem nos próximos dias. "Quando registramos o primeiro terremoto no sábado, pensamos que era um tremor isolado. Se ocorresse outro, poderia desencadear uma série de tremores", explica o sismólogo, que viajou à comunidade Samambaia, localizada entre os municípios de Poço Branco e João Câmara, suposto epicentro do terremoto - para verificar os danos.
O vice-coordenador do laboratório de sismologia da UFRN, Aderson Farias, disse que o abalo sísmico foi registrado pela estação de Riachuelo que marcou 3,8 graus na escala Richter. Apesar do registro, ele explica que essa não é a magnitude do tremor. "Teremos que avaliar as estações de outras cidades, inclusive dos estados do Ceará e Pernambuco onde o tremor também foi sentido, e só depois analisar com precisão".
Fonte: DN Online

Futebol: Nova diretoria do ABC é apresentada no Frasqueirão

Na noite desta segunda-feira (11) aconteceu aposse da nova diretoria do ABC. Mais de 2 mil torcedores compareceram ao estádio Frasqueirão e puderam conferir os rumos do novo alvinegro. Comandada pelo abcdista Jean Fernandes, a festa contou com a presença de alvinegros ilustres, além de autoridades, desportistas, membros da imprensa. Além da posse dos novos diretores, o evento contou também com a assinatura de contrato com o novo patrocinador máster para o triênio 2010-2012, o Grupo Cimed, e a apresentação do elenco de jogadores para a disputa do Campeonato Estadual. Por fim, um show de humor com Zé Lezin da Paraíba.

Poço Branco: Ex-prefeitos são denunciados pelo Ministério Público

Irregularidades na aplicação de mais de 200 mil reais repassados pelo Ministério da Educação ao município de Poço Branco levaram o Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) a ingressar com uma ação penal e uma ação de improbidade contra os ex-prefeitos do município: Roberto Lucas de Araújo e Nilse Cavalcante da Silva.
O repasse do valor total de R$ 268.451,95, feito diretamente ao município de Poço Branco pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinava-se a aplicação em seis programas sociais, nos exercícios de 2005 e 2006. De acordo com o MPF/RN, os dois devem ser responsabilizados pela má aplicação da verba pública porque Roberto Lucas de Araújo exerceu o cargo entre os anos de 2005 a 2008, entretanto, no período de abril a dezembro de 2005, Nilse Cavalcante da Silva ocupou o posto interinamente por força de decisão judicial.
Apesar do repasse integral das verbas federais, constatou-se irregularidades como a ausência de licitações, aquisição de produtos com finalidade diversa do programa, uso da modalidade de licitação inadequada, não apresentação da prestação de contas, não comprovação da distribuição de material e pagamentos irregulares.

Projeto da Adutor de Mossoró é aprovado pelos deputados


O Governo do Estado conseguiu aprovar nesta ontem, por maioria absoluta dos parlamentares, a readequação do Projeto de Lei que insere junto à Adutora de Mossoró o Sistema de Distribuição e Tratamento de Água do município. Somente o líder do PMDB, deputado José Dias, posicionou-se contrário à matéria, entre os dezenove presentes. Os deputados Wober Júnior (PPS), Getúlio Rêgo (DEM), Álvaro Dias (PDT) e Gesane Marinho (PMN) faltaram à sessão.

O vice-governador e secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, informou que a lei autorizativa será encaminhada para a Secretaria do Tesouro Nacional para liberação das licitações de execução das duas obras. Segundo ele, toda a documentação exigida pela Caixa Econômica já foi providenciada pelo Governo do Estado, incluindo-se a licença ambiental. Iberê explicou que no dia 4 de dezembro de 2009, o Ministério das Cidades publicou no Diário Oficial da União uma alteração no cronograma do PAC Saneamento e colocou como limite da abertura do processo, junto à Secretaria do Tesouro Nacional, o dia 15 de janeiro deste ano. “Se não cumprirmos o prazo poderemos perder os recursos”, frisou ainda o vice-governador.