quarta-feira, 3 de março de 2010

São Gonçalo: Secretario Estadual de Planejamento garante que edital do aeroporto sai até o final do mês

As obras do aeroporto internacional de São Gonçalo continuam em andamento, segundo o secretário estadual de Planejamento, Nelson Tavares. Ele destacou que já foram investidos mais de R$ 130 milhões nas obras estruturais do aeroporto. “O aeroporto já está com mais de R$130 milhões em obras aplicadas e o projeto já passou pelo BNDES e passou pela área técnica do Governo. Agora, estamos em fase de aprovação pelos Ministros do Governo Federal para que saia o edital de licitação das obras até o final desse mês”, destaca.
O grande questionamento em relação ao Aeroporto de São Gonçalo é a construção do Terminal que depende da escolha do modelo de construção e administração do equipamento. “Os modelos de PPP, licitação e concessão tem suas características e dependem do modelo de arrecadação de impostos e estrutura tarifaria”, explica. O secretário lembra que no modelo de licitação, as tarifas são recolhidas de acordo com a arrecadação e do movimento dos passageiros. Se os Ministros optarem pelo recolhimento parcial – ficando uma parte para o Tesouro Nacional - o modelo adotado será a Parceria Público-Privada (PPP) ou ainda a concessão, onde a empresa administra e fica com o valor dos impostos recolhidos.
Nelson Tavares conta que o desenvolvimento das obras do aeroporto já evoluíram muito desde o início, em 1996 e que várias empresas já procuraram o Governo do Estado, nacionais e internacionais. “Temos grupos internacionais interessados e grandes construtoras como a Camargo e Correa, a Andrade Gutierres, uma empresa administradora da Espanha e operadoras nacionais”, afirma.
Fonte: nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário