Um crime ambiental praticado há 20 anos está sendo corrigido pela administração do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado. A agressão ao meio ambiente foi iniciada no ano de 1989 quando um proprietário de terras do município desviou o curso do Riacho da Levada, importante manancial de água que banha a comunidade de Santo Antônio do Potengi.
A ação desastrosa causou prejuízos aos produtores rurais que se beneficiam do riacho para a irrigação das plantações. Segundo Cícero Virgínio, dono de uma propriedade com seis mil m², há duas décadas que o problema vem se arrastando sem que o poder público tomasse providência. “Essa era uma região produtiva. Daqui saiam caminhões e mais caminhões carregados de frutas e verduras para Natal, e agora a atividade está morta e os produtores desanimados”, desabafou.
O trabalho da prefeitura de São Gonçalo do Amarante consiste exatamente em devolver o curso normal do riacho para que dezenas de agricultores possam retomar a atividade. Desde o dia 28 de dezembro de 2009 que uma escavadeira hidráulica está retirando a terra e recuperando o trajeto natural da levada.
De acordo com o secretário Municipal de Infraestrutura, Leoni Azevedo, a primeira etapa do serviço deverá ser concluída até a primeira quinzena de fevereiro deste ano. Leoni informou ainda que na segunda etapa será retirada a “Aninga”, uma planta que cresce nas áreas úmidas e impede a passagem das águas. “Estamos com uma máquina trabalhando manhã e tarde para a conclusão dos trabalhos antes do período chuvoso. Essa foi uma prioridade colocada pelo prefeito Jaime Calado para 2010 e já estamos executando”, afirmou.
Para corrigir o crime ambiental a prefeitura vai gastar cerca de R$ 60 mil. O prefeito Jaime Calado declarou que “esse valor não justifica tanto tempo de sofrimento dos agricultores da região. Estamos investindo para incentivar a retomada da atividade agrícola e cuidando dos nossos recursos naturais”.
Seu Cícero Virgínio disse estar satisfeito com o atendimento da prefeitura. “Essa é uma atitude louvável e que vai beneficiar muita gente, direta e indiretamente. Procurei o secretário Leoni, mas já não tinha esperança que esse problema fosse resolvido. Agora estou acreditando na seriedade da nova gestão”, garantiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário